O Curso de Elaboração, Execução e Prestação de contas de Projetos Culturais tem como objetivo ofertar uma capacitação gratuita para profissionais da cultura (gestores Culturais/funcionários, artistas, profissionais técnicos, produtores culturais e outros), prioritariamente, do estado de Mato Grosso, sobre as etapas de um projeto cultural, iniciando pela sistematização de uma ideia em projeto até a fase final da prestação de contas de um projeto cultural aprovado em edital de fomento cultural.
O curso será executado de modo 100% online e conta com uma equipe de profissionais e consultores especializados, com carga horária total de 50 horas, sendo 28h de aula e 22h de atividade complementar. O Curso ainda contará com carga horária disponível para consultoria individual ao aluno.
PÚBLICO ALVO
O Curso de Elaboração, Execução e Prestação de contas de Projetos Culturais é destinado prioritariamente aos profissionais da cultura do estado de Mato Grosso, sendo eles: gestores municipais de cultura ou servidores dos órgãos municipais de cultura, gestores e representantes de entidades culturais e associações, artistas, profissionais técnicos da cultura e produtores culturais. Profissionais da cultura advindos de Estados poderão ser contemplados nesta capacitação, considerando as limitações tecnológicas disponíveis para a execução desta capacitação no formato online.
METODOLOGIA E CARGA HORÁRIA
O Curso será realizado 100% online, com aulas realizadas em encontros síncronos que posteriormente serão disponibilizadas na plataforma exclusiva do curso onde deverá ser utilizada para acesso ao material complementar e registro da presença para contagem da carga horária.
O curso conta com uma carga horária total de 50h, distribuídas em uma Aula naugural,10 aulas de conteúdo, 3 Seminários Temáticos, consultoria/mentoria individual e atividade complementar.
CERTIFICAÇÃO
Para garantir o Certificado, o aluno deverá ter no mínimo 60% de registro de presença confirmada na Plataforma exclusiva do curso. Somente será contabilizada a carga horária de participação mediante o registro da presença realizada pelo próprio aluno na Plataforma do curso, dentro do prazo limite estipulado pelo Instituto Saberes. Não serão contabilizadas as cargas horárias registradas após 30 dias o término do curso. E não serão emitidos certificados após o término do projeto.
SUPORTE
O Curso de Elaboração, Execução e Prestação de contas de Projetos Culturais possui suporte humanizado ao aluno para a retirada de dúvidas, comunicações, agendamentos e auxilio no acesso à Plataforma do Curso, todos os dias úteis de 8h às 18h (fuso horário de Cuiabá-MT, que corresponde das 9h às 19h para o fuso horário de Brasília-DF), por meio dos seus canais de comunicação:
WhattsApp: (66) 9 9221-6910
E-mail: saberesinstituto@gmail.com
OBJETIVO GERAL
O curso visa desconstruir o “medo” observado em muitos produtores e fazedores de cultura de colocarem suas ideias no papel. O preenchimento de uma folha em branco pode apresentar-se como um grande desafio para os profissionais culturais. Com o objetivo de ajudar esses trabalhadores, formatamos uma oficina com metodologia clara e objetiva, repleta de exemplos práticos que buscam apresentar uma importante ferramenta na formatação de ideias e projetos, principalmente para aqueles profissionais em início de carreira e atuação na produção cultural e captação de recursos.
Captar recursos exige experiência e conhecimento de uma sequência de etapas que devem ser cumpridas objetivando o êxito do proponente. É preciso conhecer os mecanismos de fomentos disponíveis, tais como: leis de incentivos, edital de apoio e patrocínio privado. É necessário também saber onde e quando buscar apoio, lembrando que o cerne do processo é a elaboração de um produto cultural direto e atrativo para a efetivar a conquista do recurso.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
LEGISLAÇÃO
O Curso de Projetos Culturais: Elaboração, Execução e Prestação de contas, atende a LEI Nº 10.362, de 27 de janeiro de 2016, que dispõe sobre a criação do Sistema Estadual de Cultura de Mato Grosso, onde garante a realização do Programa estadual de Formação aos agentes culturais.
Subseção IV
Do Programa Estadual de Formação na Área da Cultura
Art. 55 Cabe à Secretaria de Estado de Cultura elaborar, regulamentar e implementar o Programa Estadual de Formação na Área da Cultura, tendo como objetivo central capacitar os gestores públicos do setor privado e conselheiros de cultura, responsáveis pela formulação e implementação das políticas públicas de cultura, no âmbito do Sistema Estadual de Cultura.
Art. 56 O Programa Estadual de Formação na Área da Cultura, por meio de uma rede estadual de instituições públicas e privadas de formação na área da cultura, deve promover:
I a qualificação técnico administrativa e capacitação em política cultural dos agentes envolvidos na formulação e na gestão de programas, projetos e serviços culturais oferecidos à população;
II a formação nas áreas técnicas e artísticas.
REALIZAÇÃO
O Curso de Elaboração, Execução e Prestação de contas de Projetos Culturais é uma realização do Instituto Saberes em parceria com a SECEL – Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer, com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O INSTITUTO SABERES, possui a sua sede localizada no município de Juína-MT, é uma instituição cultural, sem fins lucrativos, que atua há mais de 20 anos no segmento cultural com o objetivo de fomentar o conhecimento como instrumento de inclusão social dos povos, por meio de projetos de culturais, desenvolvimento profissional e gerencial na área das Artes e da Cultura, da Educação, Agricultura, Saúde, Meio Ambiente, Ciência e Cidadania.
A instituição tem como missão a referência no ramo de atuação e formalização de projetos culturais e sociais pautado em um desenvolvimento e aprimoramento tecnológico continuo e inovador. Sempre buscando excelência nos atributos dos projetos
voltados à sociedade e que visam à paz social, à garantia de direitos humanos e do direito à cultura e o exercício pleno da cidadania e da dignidade da pessoa humana.